Para que servem as vitaminas?

Vitaminas ajudam emagrecer ou ganhar massa muscular?

Hoje vamos falar um pouco sobre as vitaminas e sua importância na manutenção do peso e da saúde.

As vitaminas são nutrientes essenciais que desenvolvem uma série de funções no funcionamento do nosso corpo, e devem ser fornecidas para o organismo através de alimentação.

Sua função mais importante ocorre na participação de reações químicas e enzimáticas. Isto quer dizer que as vitaminas participam de reações como a quebra das moléculas de gordura e seu metabolismo (emagrecimento), o aumento de volume muscular através do acúmulo de proteínas e glicogênio (hipertrofia muscular), manutenção da densidade óssea, enfim, todos os processos metabólicos do nosso corpo.

As necessidades de ingestão de vitaminas dependem de fatores como peso, idade, nível de atividade física, sexo, além disso, as quantidades de vitaminas presente nos alimentos também não são constantes, dependendo do tipo do solo, época do ano, e a forma como o alimento foi cozido e processado, quanto mais fresco o alimento mais conserva suas vitaminas originais. É verdade que o calor e substâncias conservantes alteram as propriedades das vitaminas!

Vamos discutir um pouco mais sobre cada uma delas:

Vitamina A – A deficiência de vitamina A pode causar alterações no funcionamento da tireoide, favorecendo o aumento de peso. Tem importante função na eliminação dos radicais livres, e aumenta a resistência a infecções. Além disso é necessária para a regeneração da nossa pele.
A principal fonte vegetal de vitamina A é a Cenoura.

Complexo B – As vitaminas do complexo B são responsáveis pelo metabolismo de carboidratos e gorduras além da síntese de proteínas nos músculos. São fundamentais no processo de utilização de gordura para gerar energia para nosso corpo, portanto em níveis adequados pode promover aceleração no emagrecimento e controle dos níveis de gordura e colesterol no sangue.
São encontradas em maior abundância no brócolis, ervilha, castanhas, ovos e carne vermelha.

Vitamina C – Também tem papel fundamental no metabolismo da gordura e manutenção nos níveis de colesterol. Melhora na resistência a infecções e no sistema imunológico por ser antioxidante e faz parte do processo de síntese de hormônios fundamentais como a testosterona.
Limão, laranja, morango e brócolis são as principais fontes da vitamina.

Vitamina D – Pode melhorar o controle da saciedade, mas se destaca principalmente pelo metabolismo mineral na formação de ossos e dentes através da absorção de cálcio e fósforo.
É encontrada principalmente na gema do ovo, atum, e carne vermelha.

Vitamina E – Retarda os efeitos do envelhecimento, melhora o sistema imunológico e resistência a infecções por ser um importante antioxidante e eliminar radicais livres.
Por ser lipossolúvel é encontrada principalmente em alimentos com gordura, como o abacate, óleos, gema do ovo e também no brócolis.

Nossos pais estavam certos quando diziam para comer frutas e vegetais não é mesmo? Melhor ainda se forem consumidos frescos e bem preparados.

A alimentação equilibrada é fundamental para o equilíbrio do nosso corpo, assim como as atividades físicas e o controle emocional. Mas isso já estamos cansados de saber.

Precisamos partir para a ação e melhorar nossos hábitos. Nosso corpo bonito e saudável é moldado a cada escolha, a cada refeição, a cada dia que nos esforçamos e cumprimos nossa meta de atividade física.

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