Como otimizar os seus resultados

Você começou a praticar exercícios e quer potencializar seus resultados? Veja algumas dicas práticas de como conseguir alcançar seus objetivos.

Quando procuramos um programa de atividade física, as principais motivações são:
Saúde e qualidade e vida
Estética
Aumento de performance esportiva
Os resultados de um programa de atividade física bem executado sempre se encaixam em uma dessas categorias.

Mais do que dicas práticas e básicas sobre nutrição, hoje gostaria de falar sobre a importância da personalização do estímulo para conquistar resultados de forma segura e eficiente.

As principais dicas são:

-Questione

Dicas sobre nutrição e treinamento encontramos aos montes na internet, na maioria das vezes vindas de conhecimento empírico e sem fundamentação. O conhecimento prático é sim uma fonte valiosa de informação, mas questione as fontes, questione os resultados, fuja do senso comum e procure referências confiáveis, afinal estamos falando da sua saúde. Quantas vezes vi pessoas passando por restrições alimentares irresponsáveis, exercícios mal executados, sobrecargas de treino incompatíveis com a capacidade física atual e como resultado, lesões, desmotivação e desistência. Por isso não aceite tudo que ouve e não confie em tudo que lê. Senso crítico é fundamental em tudo que fazemos.

-Procure informações em fontes confiáveis

A internet oferece muita informação, mas essa informação pode ser perigosa se não for usada com conhecimento. É muito legal pesquisar e se informar, mas lembre-se de questionar e procurar segundos e terceiros pontos de vista sobre os assuntos que tiver interesse.

-Procure um médico ou nutricionista.

Um programa alimentar ideal sempre deverá ser personalizado. Por que? Todos temos diferentes  idades, sexo, peso, altura, composição corporal, gasto calórico, nível de atividade física, nível de estresse, biótipo familiar (deve-se levar em consideração sua herança genética para te entregar resultados).
Você pode se informar sobre restrição calórica, consumo de proteínas e nutrientes em vários lugares, mas se você estiver sendo orientado por um profissional não se contente com pouco. Veja que uma dieta de 1800Kcal pode ser restrição calórica para quem “gasta” 2000Kcal calorias por dia, enquanto para atletas que “gastam” 8000Kcal por dia isso pode significar o fracasso total.
Questione o profissional escolhido se ele está realmente levando em conta suas características para te orientar. Não adianta muita coisa procurar um nutricionista que te prescreva uma dieta que ele encontrou na internet. Assinatura e carimbo não vão fazer a dieta funcionar melhor. Pois é, isso acontece muitas vezes. Personalização dá trabalho...

-Procure um treinador qualificado.

Você não vai quere um treinador que passe uma semana te entrevistando antes de partir para a prática não é mesmo? E tudo bem, deve ser assim mesmo, muitas vezes o resultado depende de experimentação de métodos. Mas você também não deveria aceitar um treinador interessado todo o tempo em assuntos sem relação alguma com seus objetivos e com os resultados que ele pode te proporcionar. Chame seu treinador e pergunte se o programa que você está executando é o ideal para o resultado que você deseja. Ele sabe o resultado que você deseja? Você não deveria executar um programa de treinamento que não leva em consideração seus objetivos e especificidades. Exija uma resposta coerente. Se seu treinador não souber as respostas tudo bem, ninguém precisa saber tudo, mas ele está interessado em te trazer a resposta? E você está satisfeito com a instrução de quem não está interessado em você?
Siga o exemplo da dica acima sobre médicos e nutricionistas, mas além disso, procure alguém que seja praticante da atividade escolhida. Exercício físico não é uma atividade teórica. Confie em quem tem experiência prática pois seguramente você não vai querer aprender nadar com quem nunca entrou na água.
Não aceite desculpas se o seu objetivo for conseguir resultados.

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